segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Super Choque:O Renascimento De Cool

Ele é negro, por pouco não virou um assassino e vive em uma ilha - infestada por vilões - onde a maioria das pessoas é negra, latina ou ligada a gangues e facções religiosas. Seu nome é Virgil Hawkins, ou melhor, Static, e ele é o primeiro super-herói afro-americano a ganhar as telas da TV. O desenho Static Shock (Super Choque no Brasil) fez sua estréia há pouco mais de um mês na TV a cabo americana WB Kids e está surpreendendo (positivamente) por colocar na telinha discussões sobre problemas típicos do adolescente americano - em especial do adolescente negro americano - como a pressão para integrar gangues e a convivência entre raças.

O personagem Static foi criado pela editora Milestone, uma divisão da DC Comics criada em 1994 da qual todos os heróis são negros ou hispânicos (há, inclusive, falas em espanhol nas revistas americanas). Os heróis da Milestone fazem sucesso porque não esteriotipam o homem ou a mulher negros e, segundo as cartas de vários leitores para a editora, "são finalmente super-heróis modelos para as crianças negras" que até então só viam heróis brancos nos céus dos quadrinhos.

Static é um típico teenager que, crescendo em um bairro cheio de gangues na cidade de Dakota, é humilhado constantemente na escola por um valentão. Depois de uma surra pública, um amigo dá a Virgil um revólver para que ele se vingue e o garoto segue seu "inimigo" até Paris Island, um dos piores bairros locais, mas na hora H não atira, afinal, ele não é um assassino. Só que, naquela mesma noite, o governo americano resolve testar um gás especial na lha, que deveria controlar as gangues, mas acaba gerando mutações em todos.

Assim, enquanto alguns viram árvores, pedras e plantas, vilões e gangues ganham super-poderes e Static, praticamente o único com boas intenções na ilha, vira um super-herói com poderes como gerar campos e raios de energia e atrair e repelir objetos. Falando muito palavrão (obviamente cortados no desenho animado), usando o eterno bonezinho e não descuidando dos estudos no colegial, o herói decide usar seus poderes para defender os inocentes.
Depois de uma terrível tragédia, Virgil abandona o uniforme e a vida de super-herói, acompanhe a mini que mostra como ele volta para as ruas de Dakota como o grande herói e futuro integrante da nova formação dos Novos Titãs!
























   Super Choque #04

3 comentários:

  1. Arquivos deletados. Poderiam upá-los novamente por favor? Grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, admiro o site, mas infelizmente esses estão deletados...
    Obs.: Estou aqui pq comprei a edição de Os Novos 52 do Superchoque, e não estou gostando, aí vim ver se acho as primeiras histórias nos quadrinhos)
    Grato

    ResponderExcluir